Carta Magna de Umbanda


Foro de debate para Carta Magna de Umbanda no Templo de Umbanda Vinha de Luz.

 
Um trabalho importante para toda a religião de UMBANDA com o objetivo de engrandecer a religião e mostrar as bases sólidas de nossa religião para a sociedade.







Local: Templo de Umbanda Vinha de Luz
Dia 09/11/2013 às 13 horas.
Endereço: Rua Joaquim Rezende, 291, Freguesia do Ó, SP.
Entrada Gratuita
Contato: 11 9 6383-9484
e-mail: tuvinhadeluz@gmail.com

Temas abordados:

http://www.radiovinhadeluz.com/index.php/noticia.php?id=355



O Responsável e idealizador Pai Ortiz Belo, (Movimento Político Umbandista) e solicitou a presença da sociedade nas discussões dos Fóruns Temáticos.


Os Fóruns estão organizados conforme calendário relacionado para propiciar as discussões:


Racismo: A Umbanda é uma religião brasileira e assim como seu povo que é miscigenado. A umbanda é o exemplo inter-racial e responde por ela mesma, não existindo qualquer forma de preconceito.

Homossexualidade (Diversidade Sexual - Grifo Nosso): Na Umbanda todo o ser humano é visto como irmão(a) espiritual, sendo aceita qualquer orientação sexual. Assim abominamos qualquer tipo de discriminação e preconceito.
GRIFO NOSSO - Cultura de Paz - INTOLERÂNCIA RELIGIOSA a ser incluída nas discussões.

Drogas: Todos que recorrem aos vários templos de Umbanda encontrarão o lado assistencialista. O dependente químico deve ser tratado sem aspectos preconceituosos, tendo total assistência por parte da religião de Umbanda. A Umbanda respeita a vontade do individuo em buscar e aceitar o tratamento espiritual.

Eutanásia / Suicídio: A Umbanda, por valorar a vida, nos aspectos terreno e espiritual, entende que só o Criador tem o direito a tirar uma vida. Tais práticas são abominadas pela religião de Umbanda.
Aborto: Entende-se que a partir da concepção já existe vida, um espírito que anseia por sua evolução. A Umbanda é contra a prática do aborto; porém, quando existe o risco de morte da mãe, o arbítrio deve ser dela.

Violência Doméstica: A Umbanda condena qualquer forma de violência doméstica, atendendo aos parâmetros da legislação vigente com destaque para: Estatuto do Idoso e da Criança e do Adolescente, Leis de proteção à Mulher e a Carta das Nações Unidas (ONU), onde os direitos da pessoa humana devem ser preservados, combatendo qualquer tipo de violência doméstica.O Papel da Mulher na Sociedade: A Umbanda defende o direito de igualdade, em que a mulher deve ocupar qualquer posição com o mesmo tratamento.

Pedofilia / Maus Tratos: A Umbanda condena qualquer forma de ato que atente contra a criança e o adolescente, em especial os casos de pedofilia e maus tratos, e defende que as Leis já estabelecidas devem ser aplicadas.

Doação: A Umbanda te no voluntariado a forma de crescimento natural da religião, em que a participação se faz fundamental.

Caridade: A ação caritativa é uma das formas de elevação do espírito. Fora da caridade não existe evolução.

Compromisso: A Umbanda tem no médium compromissado com o bem, com a verdade, com a lealdade, com a caridade, com a entrega pessoal e com o respeito, a essência do verdadeiro religioso como forma de evolução.

Prosperidade: A Umbanda defende que todo seguidor da religião deve ser prospero. A prosperidade se da pelo esforço constante do conhecimento e trabalho individual.

Posicionamento e ética em relação à Umbanda e as outras religiões:
A Umbanda traz em si a base religiosa que deve ser respeitada. Amar, respeitar, não julgar, não caluniar, atuar sempre com verdade, na base do bem, da educação e da elevação. O posicionamento ético em qualquer religião deve se basear em tais atributos, manifestado pelo verdadeiro religioso de Umbanda. Sobre a questão inter-religiosa a Umbanda respeita todas as religiões e busca o Estado Laico, não discriminando nenhum tipo de manifestação religiosa que vise o respeito e evolução do ser humano.

Trabalhos de Ordem Trevosa: A Umbanda abomina e não compactua com trabalhos trevosos, não faz amarração nem tão pouco coloca questões monetárias para praticar a caridade.

Sobre os Médiuns e Assistidos: Os médiuns e assistidos em geral são vistos como religiosos e devem agir como tal, acreditando em Deus, nos Orixás e guias espirituais, possuir os atributos da Fé, amar seu semelhante, não julgar, jamais caluniar, ser um pacificador, estar a serviço do bem e jamais utilizar o seu conhecimento de forma torpe. Estes atributos são posicionamentos éticos para todos que comungam da Fé de Umbanda.

Candidatos à Política na Umbanda: A Umbanda exige que todo candidato que se apresente dentro da religião, concorde, se comprometa e assine documento público com o compromisso de seguir a “Carta Magna de Umbanda”, que deverá ser exposta em seu próprio site, blog e em suas redes sociais.
Ensino Religioso: A Umbanda defende o ensino religioso nas escolas de forma ecumênica, porém, enfatiza a inclusão da Carta Magna de Umbanda como fonte didática e a música umbandista como forma de inclusão social.

A Umbanda no Mundo: Nossa religião está em vários países, levando a paz e a elevação espiritual, defendendo os direitos pela igualdade e respeitando a pluralidade de cada nação. As bases da “Carta Magna de Umbanda” são os princípios seguidos por religiosos de Umbanda pelo mundo.

Carta Magna de Umbanda: O primeiro Congresso Nacional de Umbanda tem como objetivo principal posicionar a religião perante a sociedade por meio de seus postulados, defendidos na Carta Magna:
• A Umbanda é uma religião e tem em seus fundamentos básicos a crença em um único Deus. Sua estrutura se estende através do panteão de forças em que cremos na nossa liturgia, os Orixás. Acreditamos nos espíritos da Umbanda com suas linhas e sublinhas, denominados de Guias Espirituais.
• A Umbanda é uma religião nascida do sincretismo entre as manifestações religiosas dos nossos índios, do Catolicismo, Africanas e da Doutrina Espírita. Cremos em Oxalá – Jesus Cristo e seguimos seus ensinamentos. Possui sacramentos e ritos de batismo, casamento e fúnebre.
• A Umbanda é uma religião de culto à natureza através dos Orixás, sendo assim, é uma religião ecológica. Seus ritos são realizados por meio de orações, que podem ser cantadas ou ritmadas, com a utilização de instrumentos musicais.
• A Umbanda atua na elevação e na educação religiosa, visando a evolução do ser humano. Sua prática se dá por meio da doação pessoal dos médiuns que, de forma voluntária, atuam na ajuda mútua visando a caridade. Possuem um compromisso em que a responsabilidade é o alicerce ético da prática religiosa no combate ao baixo espiritismo. Todos esses aspectos da religião de Umbanda se sustentam como fonte de atuação através da prática caritativa e assistencialista aos que a ela recorrem.
• A religião de Umbanda, respeitando-se suas influências, é genuinamente brasileira e possui duas características em sua origem: é milenar em suas atribuições espirituais com relação às manifestações e iniciou-se através do médium Zélio de Fernandino Moraes com o nome de Umbanda no dia 15 de Novembro de 1908, em Neves, Niterói, por meio da manifestação do Caboclo das Sete Encruzilhadas. Em 16 de novembro, data da primeira sessão de Umbanda, o médium Zélio de Moraes teve a incorporação de Pai Antônio, primeiro Preto-Velho a manifestar-se em um ritual de Umbanda e que nos trouxe o sincretismo com os Orixás.

Área jurídica e administrativa
: Defendemos a necessidade da organização jurídica e administrativa dos templos e federações.

Religião Ecológica: Cada Orixá tem seu ponto de força em nosso planeta, manifestação do Criador em nós, por isso os seguidores da religião Umbanda e como diretriz principal a defesa da Natureza, realizando em seus pontos de irradiação os rituais de oferendas aos Orixás e Entidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário